Inaugurada ponte na divisa entre Rio Negrinho e São Bento do Sul

Data de inclusão: 22/12/2017 17:35

Na tarde desta sexta (22) na localidade de Rio do Salto, comunidade e autoridades participaram do ato de inauguração da ponta que liga os municípios de Rio Negrinho e São Bento do Sul.
O vereador Abel Hack esteve representando a Câmara de Vereadores. Foi ele quem sugeriu, através do Projeto de Lei Nº 2592/2017, o nome de “Alfredo Wischral” para a ponte que foi construída com verba da Defesa Civil Estadual e contrapartida da prefeitura na construção das cabeceiras.
“Quero deixar público o meu agradecimento por tudo o que o senhor Alfrefo Wischral fez pela sociedade. É gratificante para todos nós participar desta pequena homenagem a vocês familiares.”, disse Abel Hack.
Julio Ronconi disse que estava muito feliz em poder dar esse presente para a comunidade e destacou o trabalho do homenageado. “Nada mais justo em dar um nome de ponte para alguém que foi um construtor de pontes e o senhor Alfredo Wischral se dedicou muito a essa comunidade. Essa é a terceira ponte que inauguramos em um ano de mandato e nós estamos trabalhando muito forte para que as obras aconteçam”.
O vice-Prefeito Roberto Albuquerque também participou do ato.

Quem foi Alfredo Wischral

Nascido em 04 de Janeiro de 1914, Alfredo Wischral, viveu toda sua vida na comunidade de Patrimônio do Salto, interior de Rio Negrinho. Foi casado com Luiza Castilho Wischral com quem teve 10 filhos, dos quais quatro mulheres e seis homens. Ainda teve 39 netos, 86 bisnetos e 26 tataranetos.
Foi considerado em vida um dos melhores construtores de pontes da região, mas na carpintaria ainda ficou conhecido por obras em galerias fluviais, casas, e até mesmo na primeira escola da comunidade, o que comprova seu dinamismo e sua facilidade para com quaisquer tipos de obras. Trabalhou por mais de 20 anos com esta ocupação.
Em 1984, já com 70 anos de idade, o construtor declarou a um jornal de circulação da época, que por necessidade de escoar sua produção agrícola, começou a fazer pontes de madeira em sua propriedade. Posteriormente ao verificar sua grande capacidade, a Prefeitura de São Bento do Sul o contratou para a execução de pontes. Pela sua experiência nesta atividade, Wischral também chegou a prestar serviços nos municípios vizinhos.
Também exerceu a atividade de agricultor e atuou como um dos líderes da comunidade. Deixou um legado que é recordado até hoje e admirado por muitos. Faleceu aos 72 anos de idade em 11 de Fevereiro de 1986.

Fotos: Ney Maia

Inaugurada ponte na divisa entre Rio Negrinho e São Bento do Sul