Em busca de recursos para os acadêmicos rio-negrinhenses

Data de inclusão: 10/05/2018 15:56
Dando continuidade as tratativas para a implantação em Rio Negrinho de um projeto que beneficie os acadêmicos rio-negrinhenses que estudam fora do município, o vereador Willian Righetto, o Billy, esteve reunido, na tarde desta quinta-feira, com o vereador são-bentense César Godoy.
O parlamentar da cidade vizinha foi o responsável por encabeçar o “Projeto Ônibus Universitário”, como ficou conhecida a iniciativa que tem por propósito favorecer os estudantes com baixa renda.
Como o projeto obrigatoriamente precisa ser oriundo do Poder Executivo, foi o vereador que articulou para que a prefeitura o enviasse para a Câmara Municipal, afim de que pudesse ser aprovado.
No caso de São Bento do Sul, a legislação dispõe sobre o procedimento para inscrições ao auxílio financeiro aos estudantes matriculados em cursos universitários de graduação ou tecnólogo nível superior presenciais, desde que em instituições com distância superior a 30 quilômetros da sede da cidade.
Em Rio Negrinho o vereador Billy, juntamente com membros da Associação dos Acadêmicos Rio-negrinhenses da Universidade do Contestado (Acaricon) solicitam, desde o ano passado, ajuda financeira para auxiliar nas despesas com transporte.
“A partir dessa conversa que tive com o vereador Godoy levantou-se a hipótese de que o projeto poderá abranger, da mesma forma como já acontece em São Bento, os alunos rio-negrinhenses que estudem em mais municípios, desde que estes se encaixem nos requisitos pré-determinados no projeto”, frisou Righetto.
O parlamentar rio-negrinhense apontou também para o fato de que com a vigência do Marco Regulatório – desde o início de 2017 - não é mais possível repassar diretamente recursos para entidades como vinha acontecendo com a própria Acaricon, beneficiada com repasses da prefeitura até 2015.
“Desta forma estamos buscando alternativas para que o projeto possa ser colocado em prática e os acadêmicos de nossa cidade, que necessitem dessa ajuda possa ser auxiliados”, avaliou Billy.
O próximo passo, de acordo com o vereador Willian, será apresentar o projeto em vigência em São Bento do Sul, ao prefeito Julio Ronconi, para que o mesmo possa ser discutido e adaptado a realidade de Rio Negrinho.

Texto e fotos: Edson Frankowiak

Em busca de recursos para os acadêmicos rio-negrinhenses