Notícias

Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação

.
Data de inclusão: 01/11/2018 07:17
Durante a Sessão Festiva em homenagem aos 50 anos do Serviço Autônomo Municipal de Saneamento (SAMAE) de Rio Negrinho os ex-diretores foram homenageados. Também os funcionários com mais de 20 anos de carreira receberam uma placa no Plenário na cerimônia. O evento aconteceu nessa quarta-feira (31/11) na sede da Câmara de Vereadores. Exatamente na data do cinquentenário do SAMAE, que levou praticamente todos os 56 colaboradores e familiares para acompanhar as homenagens que contou com um vídeo de imagens raras e atuais, além de contar a história da autarquia, um coquetel com bolo decorado, música ao vivo com Greicy Schwendner – que participou de uma das edições do programa The Voice Brasil da Rede Globo, depoimentos dos diretores Gilson José Reckziegel – atual diretor e Mário José Pscheidt – que falou em nome de todos os funcionários e ex-funcionários. Também a palavra de homenagem do propositor da Sessão Festiva Vereador /Presidente Abel Hack e Prefeito Julio Ronconi. Até 15/10/1997 o SAMAE era administrado pela fundação SESP/FUNASA, e os diretores eram engenheiros do seu quadro, a partir desta data a administração passou a ser municipal e os diretores indicados pelo prefeito municipal.
 
Hélio Sanfelice - 31-03-78 - 06-04-80
Milton Tadashi Shiratori - 04-05-92 - 28-02-97
Valnei José Beckhauser - 01-03-97 - 15-10-97
 
Diretores do SAMAE indicados pelo prefeito municipal 
 
Mário José Pscheidt - 16-10-97 - 04-01-07
Zeno Tschoeke Filho - 04-01-07 - 13-06-07
Edilson Rogério Raschke  - 14-06-07 -  31-12-08
Adriana Schroeder - 01-01-09 - 31-12-12
Rubens Mühlbauer - 04-01-13 -  01-02-15
Hugo Rodolfo Binder - 01-02-15 - 31-12-16
Gilson José Reckziegel - 18-01-17 - Atual
 
 
Um dos servidores que contribuiram significativamente para a implantação do sistema de abastecimento de água e dedicou-se por longa data aos trabalhos realizados pela autarquia foi o senhor Orlando Pscheidt que esteve presente na Câmara Municipal
 
 
Relação de funcionários ativos com mais de 20 anos
Marcos Venicio Telma - Operador de Arae - 23 Anos
Nilceu Nunes de Lima - Técnico Em Saneamento - 29 Anos
Gilson José Reckziegel - Técnico em Saneamento - 23 Anos
Carlos Kopitski - Operador de ETA - 23 Anos
Claudinor Carvalho - Escriturário - 33 Anos
Ilário Neppel - Auxiliar De Operação - 23 Anos
Jair Alves Bonnette - Operador de Arae - 20 Anos
Dionésio Raimundo Cardoso - Operador de Arae - 23 Anos
Julio César Marinhesky - Operador de Arae - 23 Anos
Edson Luiz Kingerki -Tecnico Administrativo - 24 Anos
Erlo Arisson Maia - Operador de ETA - 23 Anos
 
 
 
Em 31 de outubro de 1968, através da lei municipal Nº 194, foi criado pelo então prefeito municipal Sr. Vagemiro Jablonski, o SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO, que veio a ser inaugurado oficialmente em 08 de novembro de 1970, pelo então prefeito, Sr. Alvaro Spitzner. 
A implantação do sistema de abastecimento de água do Município de Rio Negrinho, como em várias cidades do estado, teve como base fundamental à liberação de empréstimos junto ao BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, via Banco do Brasil, com o aval do município, e, como responsável pela execução das obras a Fundação de Serviços de Saúde Pública - FSESP, que gerenciava os recursos. 
Rio Negrinho efetuou empréstimos da ordem de U$$ 194.000,00 (cento e noventa e quatro mil dólares), em 32 parcelas semestrais, com 16 anos para sua liquidação, o que ocorreu em julho de 1986, cujas prestações eram quitadas pelo valor do dólar no dia do vencimento.
Com estes recursos foram implantados cerca de 40% do sistema de água. Após o término das obras e a inauguração do sistema, foi efetuado convênio pleno de Administração com a Fundação de Serviços de Saúde Pública - (FSESP). Vários recursos a fundo perdidos foram aplicados através deste convênio na ampliação do sistema, contando também com recursos oriundos do município e do SAMAE.  Com a extinção dos convênios plenos de administração com a FSESP, hoje FUNASA, o município resolveu assumir em 1997 a Administração do SAMAE. 
Com a aprovação do Plano Municipal  de Saneamento Básico, no ano de 2013, e suas reestruturações, o atual Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, passou a ser designado de Serviço Autônomo Municipal de Saneamento Básico, mantendo-se a logomarca SAMAE.
O atendimento à população é feito por meio do escritório central do SAMAE. Este espaço acomoda os setores de emissão de contas, atendimento, informática, contabilidade, tesouraria, compras, patrimônio, recursos humanos, engenharia, desenho, consultoria jurídica e direção.
Todo o trabalho do SAMAE é fruto de dedicação de seus 56 colaboradores.
 
SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA CENTRAL
 Para levar água de boa qualidade aos rio-negrinhenses, o SAMAE opera dois sistemas de abastecimento: ETA/1 – bairro alegre e ETA/2 – Volta Grande, além dos poços profundos, Pocinho e Corredeiras. 
A captação de água do sistema central de Rio Negrinho é realizada no próprio Rio Negrinho, o qual tem sua nascente no município de São Bento do Sul, na localidade de Rio Vermelho e tem como principais afluentes o rio dos Banhados, rio da Veada e rio do Salto. Após percorrer 27 km a partir de sua nascente, a água do rio Negrinho é captada próximo ao Bairro Alegre. 
A água captada no rio Negrinho é tratada na Estação de Tratamento de Água-ETA 1, localizada no Bairro Alegre, que é considerada a estação sede do SAMAE, e que tem seu regime de operação 24 horas por dia ininterruptas, 365 dias do ano. 
A ETA 1 foi a primeira unidade de tratamento de água a ser construída no município, e vem sofrendo melhorias constantes, com o objetivo de atender o aumento do consumo, mantendo sempre a qualidade da água fornecida.
Hoje o SAMAE disponibiliza abastecimento de água para 99% da população do município. São mais de 12 mil economias residências, comerciais, públicas e industriais e aproximadamente 220000 mil metros de redes de água assentadas, distribuidas em todo o município.
 
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUAS CLARAS, VOLTA GRANDE
Este sistema abastece as comunidades de Águas Claras e Volta Grande, atendendo uma população de 2.500 habitantes.  A captação de água é feita no manancial Rio Águas Claras e oferece condições de abastecer tanto a comunidade de Volta Grande como a de Águas Claras. A Bacia do rio Águas Claras apresenta também a particularidade de estar inserida dentro de uma Área de Preservação Ambiental, denominada Área de Preservação Ambiental da Represa Alto do Rio Preto. 
Esta estação difere da ETA 1, do Bairro Alegre, apenas em suas dimensões, e possui uma capacidade de tratamento de até 20 l/s, o que permite abastecer uma população de até 10.000 habitantes. A rede de distribuição possui um comprimento total de 22.922 metros, com 468 ligações de água e um reservatório com capacidade para 150 m3, de forma a garantir que a água não falte, até mesmo nas horas de maior consumo.
 
SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO INTERIOR
 
O SAMAE possui atualmente 05 sistemas de tratamento de água com poços artesianos, os quais abastecem as localidades de Colônia Olsen, Rio Casa de Pedra, Queimados,Vila Áurea, Corredeiras, Pocinho, Rio Feio e Serro Azul.
Os sistemas consistem em adução, fluoretação, desinfecção, recalque, reservação e distribuição da água tratada.
 
 
 
O SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO CENTRAL    
                          
O projeto global do SES Central é composto por 22 bacias de coleta e 22 EEE (estação elevatória de esgoto) e uma ETE(estação de tratamento de esgoto). 
A ETE está localizada no bairro Vista Alegre numa área de 54.000m², e tem como corpo receptor o rio Negrinho. A ETE entrou em operação em março de 2013 de forma parcial, pois a maior parte das residências ainda não se ligou a rede coletora de esgotos.
A ETE Vista Alegre está localizada no bairro Vista Alegre, em área de 54.000m², e possui quatro conjuntos integrados de tratamento, conforme segue:
_ Tratamento Preliminar: Gradeamento; Desarenador; Medição da vazão de esgoto afluente
(Calha Parshall); Caixa de Areia.
_ Tratamento Primário: Reator anaeróbio.
_ Tratamento Secundário: Tanque de aeração; Sistema de recirculação de lodo; Decantador;
Tanque de lodo; Desidratação do lodo.
_ Disposição Final: Tanque de contato para desinfecção do efluente líquido tratado; Medição da
vazão do efluente líquido tratado (Calha Parshall); Destino final do efluente líquido tratado;
Destino final do lodo desidratado.
 
               SISTEMA DE ESGOTAMENTEO SANITÁRIO SÃO PEDRO
Sistemas Independentes De Esgotamento Sanitário
 
A ETE está localizada na rua Colônia Miranda, s/n, no bairro Colônia Miranda, e ocupa área de 5.871 m2. Atualmente, ela realiza o tratamento de esgotos provenientes de 585 domicílios dos dois bairros, sendo 325 no bairro Colônia Miranda e 260 no bairro São Pedro. O tratamento é composto pelas seguintes etapas:
_ Tratamento Preliminar: Caixa de areia; Gradeamento; Calha Parshall;
_ Tratamento preliminar: Reator anaeróbio de manta de lodo – também conhecido como reator UASB (upflow anaerobic sludge blanket)
_ Tratamento secundário: Lagoa aerada facultativa.
_ Desinfecção: cloro em pastilha, através de contato direto com o efluente tratado.
Os biossólidos (lodo) gerados nas diferentes etapas de tratamento serão gerenciados porserviços específicos, tais como:
_ coleta e acondicionamento dos resíduos sólidos retidos nas unidades de tratamento preliminar seguido de contratação do transporte e destino final em aterro sanitário;
_ retirada e acondicionamento do lodo de excesso do reator UASB seguido de contratação do transporte do tipo “limpa fossa” e destino final em ETE de lodos;
_ eventual retirada por serviço tipo “limpa fossa” do lodo da lagoa aerada facultativa (quando este atingir metade da altura útil da lagoa).
 
 

Imagens relacionadas

Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Câmara presta homenagem ao SAMAE pelos 50 anos de fundação
Todos os direitos reservados © 2018 - Câmara de Vereadores de Rio Negrinho